Olá pessoal,
Começamos a ver alguns cardumes de peixes voadores, decolando fugindo da rota do Soneca. Hoje, achamos 2 no convés e uma lula de um palmo.
Falando um pouco de vento :
Vento de alheta, seria como se fosse no carro o vento estivesse entrando na posição do pneu traseiro. Você tem uma boa velocidade, o barco não “inclina” muito e a navegação é muito confortável. E nesta posição que estamos a uma semana.
Já o vento de popa, que seria o vento entrando pela placa traseira do carro, eh a pior situação possível, barco instável, MENOR velocidade e muito desconfortável. Se você não entende por quê, faça um curso de vela oceânica que você aprende ( fiz meu comercial ). Lembre-se que se alguém te disser que espera q sua vida vá de vento em popa, de um murro no nariz dele
dito isto, vou passar a palavra aos “meninos” como diz a cecilia :
Marujo Fábio Aqui:
Os dias tem sido de grande aprendizado ao lado do Tio Spinelli, que e um grande professor, Tomás e claro do Soneca. Aqui ao mesmo tempo que as horas passam rápido, temos tempo para tudo. Tenho estudado muito sobre vela e lido bastante. Ja foram 2 livros de Velejo e 1 sobre a aventura de canoa do Amyr. Estou fechando agora o Civilização, do Niall Fergunson. Ambos os livros tem passagens incriveis pelas bandas e mares que estamos. Amyr cita os perigos da costa africana, encontro com barcos e animais e sua rotina. Ja o Civilização fala das potencias Europeis no periodo de colonização Africana e o sofrimento que os Africanos passaram por aqui e também de Napoleão, que teve seus últimos dias em Santa Helena, ilha que vamos aportar em alguns dias.
O sono anda bem, temos cozinhado bastante, comida boa não falta. Nossa média e de 122Mn dia e descobrimos hj que estamos usando mais água doce que deveríamos.
Bjs e nos vemos em ubatuba.
Tomás escreve amanhã…