SONECA DIA 19/12/19 – 31º dia.
Mensagem do Capitão: “Olá pessoal, o dia foi bem agitado, o mar não melhorou e tem ondas de direções muito diferentes das previstas, alem das previstas de 238 e 219 T, recebemos na bochecha de bombordo as “madrastas”que lavam o barco inteiro !
Direção provavel 45 T com 2 m e frequencia de 20 seg. colocamos o piloto elétrico e tiramos o remo do leme de vento para analise, optamos por fazer um novo furo e colocarmos um parafuso que impede que ele se movimente, deu certo ! O motor estava ligado e disparou o alarme de pressão de óleo ! Fui ver e tinha vazado todo oleo do motor !
Após baita exame, verificamos que o filtro de oleo tinha furado ?!?! Trocamos o filtro, colocamos o oleo e td voltou ao normal, mas o susto foi grande ! Tinha planejado trocar o oleo e os filtros em CT, tivemos que antecipar… Resultado, dose dupla de Gabriela !
Segundo o GPS faltam 73 horas, mas acho que dá um pouco mais… tripulação otima, barco otimo mas a agonia da chegada é paupável”

Segundo Banho – dia 17/12 “tivemos que colocar a trinqueta no final do dia pois o vento iria aumentar muito. Saimos os 3 para a manobra, Vitor iria para a proa, Vagner mastro e eu nas escotas de boreste. tinhamos apenas saido da cabine, tds de cinto, e uma onda, passou pelo Vitor e Vagner, molhando apenas o pé do Vagner, mas me pegou em cheio !!! Fui parar no guarda-mancebo !
Lá se foi mais uma roupa seca, novinha, eu tinha acabado de tomar banho… É que para variar, não tinha fechado direito a roupa de tempo e a onda entrou por cima e foi parar na bota. Ninguem se machucou, mas o cesto de lixo do guarda-mancebo desapareceu. E eu tenho que lavar a bota rapidinho para evitar outro motim…
Parece que as ondas “madrastas” ficam me esperando. O Vítor vai la fora sem roupa de tempo e nada, o Vagner vai la fora e nada, basta eu ameaçar por a cara para fora que elas aparecem…”.
Boa noite, até amanhã