falar um pouco sobre a viagem de Santos a Cape Town.
A tripulação foi a melhor tripulação que o Soneca ja teve em toda a sua história !!! Não acho que vá reunir uma tripulação com 3 capitães, 3 instrutores de vela, com tanta informação e experiência, e tanta vontade de velejar, mesmo contra todos os contra tempos que tivemos e a ausência total de ventos favoráveis (vento Oeste eh mito!).
Acontece que nos 2 primeiros dias, com 60 horas de vento contra, começamos a ter alguns problemas bem desagradáveis. Na primeira noite, perdi 2 mudas de roupas de verão e uma de inverno, por banhos homéricos de água do mar ( onda mesmo ). “Quando chover a gente lava”, não choveu 38 dias e essas roupas ficaram dentro de sacos plásticos bem cheirosos…Depois, o Soneca, que nunca em 11 anos teve algum tipo de goteira, começou a vazar como um chuveiro, a ponto do Alan ter que dormir com a roupa de tempo ! Em seguida, estourou a genakker e depois o leme de vento. Fomos consertando tudo, tirando vazamentos, arrumando o leme de vento, mas comecei a desenvolver a sindrome do “o que vai quebrar agora” e “como posso consertar se…”. Juntando a td isso, tínhamos muita pressão de tempo, com passagens de avião com datas, embarque de novos tripulantes que eu não conhecia e a pressão do retorno com tripulantes inexperientes. Junte isto tudo a uma saudade incrivel da Cecilia e Familia, vocês tiveram um tripulante que não estava na mesma vibe que os outros, EU!
Mas a viagem foi incrível, com muitas piadas, parodias (o Alan eh um gênio!) e gozações, do tipo “o ratinho ainda não aprendeu a não bater a cabeca quando sai na portinhola” que são inesquecíveis!
Teve uma em particular muito engraçada que não sei inteira : 
Uma vez tive uma queda no Soneca e acabei cortando a orelha. o Alan já escreveu :
“o mar serenou quando o tio estourou a orelha …” – parafraseando Clara Nunes. Se não sei o resto, eh por que eles pararam de cantar! Acho que pensaram que eu tinha ficado chateado com a paródia, mas não! Eu até gostei, mas meu clima era outro e eles não tinham culpa!
Eu e que não estava na boa.
Essa tripulação foi e será sempre a melhor para o Soneca, sempre pronta e disponível para qualquer tempo.
Dito isto digo :
Abração Juca,
Abração Alan,
Até o Brasil…