Oi pessoal,
Fizemos 131 milhas!
Posição 16 49 S e 8 01 W
Velocidade 6
Rm 270
Vento 12 SE
Onda 1,5 SE e 1 S
Hoje, filosofando no cockpit, verificamos que em 24 horas só tínhamos regulado as velas apenas 2 vezes e o leme de vento 2 ou 3 vezes. Conversamos sobre as diferentes formas de velejar. Vamos comentar sobre as diferenças entre velejadores de Regatas e velejadores de Cruzeiros.
Regatistas, são como pilotos de fórmula 1. Usam tudo para conseguir vencer limites. Pense em um piloto de fórmula 1, que o mecânico diga, “vai mais devagar senão o câmbio vai quebrar “. Sem chance de ele diminuir o ritmo, vai ao limite, até vencer ou estourar. Ele tem bastante recurso, Financeiro, de material e de pessoal e vai arriscar tudo.
Os regatistas são mais ou menos assim, saem com qualquer tempo, mesmo que seja desfavorável, não estão preocupados se a vela vai rasgar, ou o mastro quebrar, o importante eh a posição no podium. Ele regula a vela a cada lufada de vento, sempre “trimando” ao máximo. Veleja sempre no limite. 
O Cruzeirista não tem pressa, as vezes espera 2 a 3 semanas até o tempo estar favorável. Define um rumo, regula as velas, ajusta tudo e… Relaxa ! Algum dia chego lá. Normalmente, temos poucos recursos financeiros e pouco material de reposição em um cruzeiro longo, portanto, vamos cuidar, economizar, evitar quebras. Navegar contra o vento e o mar eh muito difícil, força equipamento e tripulação e favorece quebras. Tem um ditado, em várias línguas que diz mais o menos o mesmo em todas elas : “os cavalheiros do mar nao velejam contra o vento”!!! Numa velejadinha de fim de semana, com os amigos, orcar (velejar contra o vento) eh gostoso, mas dias e dias contra mar e vento, nao eh gostoso.
Por hoje eh só,
Até