Oi pessoal,
Hoje fizemos 109 milhas, mas td rumo a Ubatuba.
Pos 21 50 E e 21 23 W
Vel 5,5
Vento ESE 12
Onda 1,5 ESE
Pela primeira vez, em 81 dias embarcado, que choveu forte e o Fábio e Tomás já foram de sabonete lá pra fora ! Valeu o banho.
Por falar em meteorologia, já ouviram os “meteorologistas” da televisão dizerem ” hoje choveu o que estava previsto para o mês inteiro! ” Essa frase demonstra incompetência! A previsão estava 50 % errada! Pois se choveu tudo o que estava previsto, o que chover dali para frente não tinha sido previsto!!!
Mas isto não acontece com as nossas previsões, brilhantemente feitas pela nossa “tripulação de Terra”. Em várias fases e por canais diferentes, recebemos previsões do Thiago, do Cláudio e do Philippe. Alguns eu recebo por e-mail (Thiago e Philippe) e o Cláudio, um pouco mais resumida, por rádio. Desta forma, seja por e-mail que as vezes falha ou por rádio, que as vezes tb falha, sempre temos a chance de receber uma ou as duas previsões. Mas são previsões sérias, dando até a hora que o vento vai mudar de direção e intensidade. Assim podemos planejar nossa rota, quanto de velas, a que horas reduzir ou a que horas levantar mais velas. e essa previsão, não falha !!! Valeu
Tripulação de Terra,
Brigadão!
Oi pessoal, é o Tomás agora. Espero que estejam bem por ai. Aqui está tudo bem. Ontem completamos um mes de que partimos de Cape Town, e mais alguns dias somando os que trabalhamos preparando o barco pra travessia da volta. Ontem estava pensando em como isso tudo começou. Não sei ao certo. Só sei que me envolvi pouco a pouco e agora estou aqui, com 3 mil milhas navegadas, indo pra casa num veleiro que partiu da África do Sul, e passou pela Ilha de Santa Helena, e com dois desconhecidos que se tornaram amigos nas menores e maiores possibilidades de semelhança. Algumas pessoas acreditam em destino, outras nem tanto. As vezes temos a sensação de que uma rajada de vento nos empurra pra determinado lugar, mas na verdade somos nós. Trilhando o nosso próprio caminho em cada encruzilhada, usando o vento ao nosso favor.
Hoje eu queria compartilhar com vocês, que nos acompanham nessa jornada, que no meio desse marzão todo eu me coloquei no meu lugar e eu sei exatamente o que fazer nele.
Um beijo cheio de saudade e nos vemos em Ubatuba!
Oi, agora eh o Fábio.
Hoje eh dia de comemorar as 3 mil milhas com Gabriela e com banho de chuva!
Comemorar tbm 30 dias que faço café da manha para essa tribulação querida. Lição que vou levar pra vida, o ritual de comer junto e compartilhar sonhos e pensamentos de uma noite inteira conectam, e as noites aqui rendem.
Sobre as previsões que a gente vem recebendo lembrei de uma frase sensacional, Quando escutar tambores não espere por zebras. Sempre que a previsão chega, olhamos pro horizonte e nos preparamos.
Tenho aproveitado os últimos dias para colocar algumas posições de vida em ordem e o trabalho está rendendo, chegarei no BR ainda mais leve, organizado e certo dos meus caminhos.
Nos vemos em Ubatuba.
Bjs Mamãe, Toninha, Julinho e todos os amigos que vem acompanhando essa deliciosa aventura.