Oi pessoal,
Pos 23 31 S e 42 38 W,
Vel 3
Vento 6
Onda 0 (zero !)
O Fábio comentou ontem a tarde que só faltava uma “porranca” (tempestade, vento forte, etc), para ele ver como era. Toc Toc Toc na madeira, cuidado com o que você deseja!
Tínhamos recebido do Philippe um aviso aos navegantes, que dizia “ao sul da área Petrolifera de Campos, algumas plataformas móveis…” estávamos ao sul dessa área, quando começamos a ver verdadeiras cidades flutuantes, no escuro.
Tínhamos que desviar o tempo inteiro e assim que desviávamos de uma, “brotava” outra na proa, uma loucura, verdadeiro zig-zag. O vento previsto era de 20 kt, e começaram umas rajadas bem mais fortes. no meu turno das 21 às 00, percebi que o leme de vento já nao conseguia evitar umas atravessadas brabas que estávamos dando e precisava acordar a tripulação pois estava levando o barco na mão. Conseguia levar o barco mais tranquilo mas estava fazendo muita força, preferi deixar a tripulação dormir. Uma hora depois, já não conseguia nem mexer o braço!
O Tomás acordou e veio me ajudar. Falei que devíamos rizar a mestra, ele se preparou pegou no leme e ao tocar no leme de vento percebi que um cabo de comando estava muito folgado, atrasando a resposta do leme e por isso não estava funcionando bem. Arrumado esse cabo o leme voltou a comandar o barco corretamente e apesar do vento ter aumentado chegando a 25 nas rajadas, não foi preciso rizar. O Fábio também acordou e os 2 assumiram para que eu dormisse, foi quando tudo comecou…
O vento já na casa dos 30, barco arisco, e a dupla dinâmica tendo que desviar de uma série infindável de navios! De todos os tipos e tamanhos. Acordei a 5 e vi o barco completamente maluco, com o Fábio brigando com os comandos para tentar acertar regulagens mas não tinha jeito, tinha que rizar rápido !
Primeiro enrolamos 40 por cento da genoa, e o Fábio foi para o mastro rizar a mestra. Tomamos 2 forras de rizo, com o vento chegando a 35, e o Fábio tomando água por todos os lados! Mas a prática, leva a…. e rapidamente, conseguiu rizar, o barco ficou tranquilo, mesmo no vento forte e ondas, o leme de vento assumiu e fui dormir.
O Fabio super feliz pois teve a porranca que pediu e percebeu que pode ir para o mar Sozinho!!!
Neste mar batemos nosso recorde, fazendo 143 milha em 24 horas, maravilha!!!
Dizem que depois da tempestade vem a…. segue amanha !!!
Fui