Olá pessoal,
Ontem tivemos um dia bem atarefado de manobras de velas. Foi um tal de riza / desriza a mestra, enrola e solta a genoa que cansou um pouquinho. Até q de manhã, o vento firmou e pudemos tomar o rumo sugerido pelo Philippe, de maneira bem confortável. Vimos um albatroz que deu algumas voltas no Soneca. Com certeza, o maior que ja vi em toda a viagem, devia ter mais de 2 m de asa e eh muito elegante.
Nossa posição :  28 59 S  e  12 46 E
Velocidade : 6 kt
Vento : 15/20 kt S/SW
Ondas de 2 m de S
Estamos apenas de 3/4 de genoa, com a mestra  na capa.
Rm 356( 333 T ).
Pelo bem  da tripulacao elegemos algumas prioridades :
1- conforto
2- rumo
3- velocidade
Tentando seguir ao máximo as  orientações de nossa brilhante “equipe de terra”, mas tivemos algumas dificuldades, uma delas foram alguns jaibes acidentais que atrasaram um pouco nossa singradura.
Por falar em singradura, a de hoje eu perdi mas deve  ter sido entre 120 a 130 nm. Prometo um maior cuidado a partir de agora. O motivo da perda, foi uma mudança de rumo q tivemos q fazer, assim que o vento mudou e como ainda estávamos com o estai largavel, a manobra de enrolar a genoa, dar o bordo, desenrolar a genoa, baixar a mestra em um mar desencontrado demorou mais que o esperado. Então tive um ataque e removi o estai largavel, o que fez demorar mais ainda a operação. Tds ficamos bem cansadas e paramos para um café, resultado, esqueci de verificar a singradura.
A boa nova e que consegui ouvir os radioamadores que nos seguem mas não consegui que eles me ouvissem, quem sabe mais perto…
Amanhã tem mais
Abs